sexta-feira, 20 de junho de 2008

Torta Viva de legumes.

Torta feita por mim e pelos alunos - Como fazer?

Instrumentos: 2 Raladores (preferência aquele 4 faces de metal ), descascadores, 1 coador de voal (só ir numa casa de tecido e pedir um pano de seda mais fino que tiver), faquinhas para cortar os temperos.

3 Batatas doces grandes geralemte uso a rocha.: isso da para umas 3 a 4 pessoas.
1 cenoura (para cobertura)
1 ramo de manjerição ou cheiro verde ou salsinha (tanto faz e vai do seu gosto)
1 abacate maduro (tem que ser para fazer o creme da torta)
1 molho shoyu.
6 limões.
1 pimentão grande.
1 porção sementes de trigo (umas 300 gramas é o suficiente) germinado (deixar a semente de trigo 8 horas na água e 8 horas secando em um pote virado de cabeça para baixo usar o filó (redinha fina que vende na casa de tecido) tapando o pote.

Modo de Fazer:

Primeiramente lavar suas mãos pois na cozinha viva os alimentos são tratados como uma terapia para as mãos não usando assim utensílios para manejálos.

Descascar as batatas doces e a cenoura (com descascador). Rale as batatas doces no ralador estilo desfiada. Rale a cenoura em outro ralador que rale mais fino. (a espessura do ralador influencia no sabor da cenoura). Após ralados começe a preparar o creme de abacate. Abra o abacate maduro e tire com uma colher e amasse o abacate com garfo em um pote. Enquanto estiver amassando o abacate em um pote vá misturando o molho shoyu até sentir que o abacate mudou de cor e que esta com menos gosto de abacate (vá provando enquanto bate ate sentir que esta com um gostinho de shoyu além do de abacate) Após terminar o creme volte para a batatas desfiadas. Para você fazer a torta vc vai ter que tirar o doce da batata doce. Use o coador de voal. Pegue a seda fina e jogue batata doce desfiada no centro una as pontas da seda (bom vc usar a seda em um formato restangular uns 50 cm da tranquilo) apos unir as pontas você vai fazer tipo um trouxinha de roupa com a mão direita segurar na amarração da trouxa e com a esquerda apertar com força o conteúdo e vai começar a sair um líquido marrom (parecido com nescau) certifique-se que vc tirou o máximo de sumo da batata doce. Após tirar o sumo começar a massa gear a batata desfiada ate ela se soltar toda (vai ter um aspecto de frango desfiado). Agora começe a picar o pimentão (geralmente uso o verde) em pequenos quadradinhos, pique a salsinha ou manjerição e comece a misturar com a batata doce desfiada tipo uma massagem ate estar tudo misturado pingue um pouco de limão. Após sentir que esta temperado começe a fazer um formato de torta com as mãos (se você tiver uma forma ou pote redondo ajuda tambêm) pressione com as mãos achatando o conteúdo. agora vc pode colocar o creme de abacate de cobertura da torta (use uma faquinha ou colher para colocar o creme) você pode colocar o creme de abacate forma de recheio se preferir um punhado de trigo germinado tambêm. Após tiver coberto a torta com o creme jogar a porção de trigo germinada por cima (tipo um confete) Usar os limões cortadinhos em gomos como enfeite (eles servem como tempero que você pinga) . Um detalhe importante use alimentos de preferência frescos comprados no dia no máximo um dia antes. Na alimentação viva os alimentos são sempre consumidos crus e frescos motivo pelos quais são ricos em amido (energia) e em nutrientes.
Quem quiser maiores informações sobre alimentação viva procure pela doutora Ana Branco (pesquisadora da Fiocruz e professora da Puc Rio)
é só procurar no Google "Ana Branco + Biochip" no youtube tb tem vídeo dela explicando sobre o biochip e a alimentação viva faça mesmo esquema do Google. abaixo esta o link do site da Ana Branco la tem muitas outras receitas. Outra dica é vc aparecer na feira dos alimentos vivos todas as quintas feiras das 11 as 14 horas na Puc Rio la você pode provar doces, tortas e etc... tudo de graça

Boliche ecológico.



Alunos preparando o boliche Ecológico.
Como Fazer? Basta ter tesourinha, garrafas peti, rascunho, fita durex, e canetinhas e se tiver tinta guache. Os alunos devem escolher elementos que julgam importantes no meio ambiente para terem os nomes colocados na garrafa. As garrafas são divididas em 2 grupos os negativos e positivos. Cada elemento do meio ambiente será escrito em um pedaço de rascunho e colado no lugar do rótulo da garrafa. Ex politico corrupto + 30, solidariedade - 30 Os alunos deverão escolher a pontuação (positiva e negativa) dos elementos a critério deles o quanto vale cada elemento acertado por eles. Eles devem acertar as garrafas negativas caso acertem as garrafas positivas (tampa verde) eles perdem pontos por exemplo árvores - 20 ou caso acertem o planeta terra perdem todos os pontos.
Sugestão: Usar um marcador de papel ou quadro. Usar apenas 2 tipos de cores de tampinhas para todas as garrafas (ex. positivo = tampa verde, neg = tampa vermelha) os números podem ser múltiplos de 5 mais fácil na contagem de pontos. Separar as garrafas em vários grupos separados pois se juntarem tudo fica impossível acertar só as negativas. O jogo deve ser jogado em equipes. O Objetivo do jogo é levantar de forma divertida um debate entre os alunos sobre o que é importante no meio ambiente e detectar o que eles consideram importante no meio ambiente onde vivem o jogo ainda proporciona o uso da matemática na contagem de pontos.

Alunos preparando sanduíche de Beringela.


Oficina de Alimentação Viva.

Os alimentos vivos são compostos de legumes (raízes), vegetais, frutas, castanhas, sementes germinadas sempre frescos que são preparados e ingeridos de forma crua. Eles são os mais ricos em enzimas (energia) e nutrientes devido a serem ingeridos ainda em seu estado natural (cru). O objetivo dessas oficinas é mostrar a importância dos alimentos saudáveis e demonstrar o quanto a alimentação influi nosso primeiro no meio ambiente que é o nosso corpo.

Os Incríveis 21

Alunos que compõem a Com Vida (Incríveis 21).

Projeto Chico Mendes - Agenda 21 na Escola.

O Projeto Chico Mendes tem a missão de criar uma comissão de meio ambiente e qualidade de vida na escola chamado Com Vida (ja rebatizado pelos alunos de Os Incríveis 21). Esse grupo será composto de alunos que são os protagonistas (no máximo 25 alunos de 5 a 8 ano) de alguns funcionários da escola e moradores locais. A com vida (Os Incríveis 21) tem a missão de implementar a agenda 21 na escola.